Cristóvão Colombo um dia disse que Cuba era a terra mais bela que o olhar humano já viu. País rico em tão diversos aspectos, Cuba encanta e surpreende pela mistura vibrante de música, aventura, história, cultura e paisagens maravilhosas. Com clima ameno, ensolarado, águas cristalinas, grandes reservas naturais preservadas, vida noturna agitada e uma procissão de carros antigos que nos faz voltar ao passado, esse país tem atrativos para todos os gostos.
Banhado pelo Oceano Atlântico ao norte e pelo Mar do Caribe ao sul, Cuba oferece mais de 300 praias naturais lindas, limpas e de vários tipos: com areias brancas, douradas ou negras, com coqueiros ou manguezais, com recifes ou com ondas. Nadar ou mergulhar em suas águas cristalinas é uma atividade constante – diz-se que Cuba tem 330 dias de Sol por ano! A época dos furações vai de junho a novembro, sendo que setembro e outubro são os meses em que o risco é maior. Embora a temperatura média do país seja de 25,5°C, a ilha tem cerca de 20 frentes frias por ano, que duram cerca de dois ou três dias e apresentam subidas e descidas drásticas na temperatura.
MAPA
Em Varadero, as areias são estonteantemente brancas, enquanto que em Guardalavaca (em Holgüín) elas tomam a coloração dourada e cintilante e, na remota Playa Duaba (próxima a Baracoa), se tornam negras. Nas zonas mais altas da costa de Cuba os recifes e as formações calcárias predominam, como na Playa Siboney (perto de Santiago), enquanto que, em zonas mais baixas, o bosque de mangues rodeia as praias como Cayo Levisa, em Pinar del Rio.
A praia mais famosa do país é a de Varadero, com 20km de areias brancas e suas tranquilas águas de cor azul-turquesa. Mais ao leste estão as imensas dunas da Playa Pilar, elevada em Cayo Guillermo no lindo arquipélago Jardines del Rey. Na costa sul cubana, uma das melhores praias é a Playa Ancón, ao sul de Trinidad, de areia branca e reluzente e águas cristalinas caribenhas, perfeitas para a prática de mergulho com snorkel.
Para quem busca natureza e ecoturismo, Cuba também tem muito a oferecer. Considerado o melhor destino desse tipo no Caribe, 22% de seu território é de áreas protegidas (263 áreas espalhadas por toda a ilha). Incluindo 6 biosferas da UNESCO que vão desde os matos costeiros da Península de Guanahacabibes, em Pinar del Río, às florestas tropicais intactas de Cuchillas del Toa (Guantánamo). Suas áreas rigorosamente protegidas servem de habitat para mais de 350 espécies de aves, além de espécies em risco de extinção como o crocodilo cubano, o hutia e o pica-pau branco.
A província de Pinar del Río é uma das principais em atrações naturais: possui duas biosferas da UNESCO e o Valle de Viñales, local classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Las Terrazas, em Pinar del Río, foi a primeira comunidade balnear sustentável do país. Mas há opções de ecoturismo em todas as outras províncias, como as zonas virgens ao redor de Baracao, na costa oeste cubana, ou a Península de Zapata, ao sul, onde se localiza o maior pântano caribenho. Dentre as atividades para os interessados em natureza estão caminhadas (com mais de 100 trilhas naturais), ciclismo, equitação, espeleologia, observação da natureza, turismo fotográfico e mergulho.
Dentre as biosferas de Cuba os destaques são a criação de crocodilos cubanos “La Boca”, na Reserva de Biosfera de Ciénaga de Zapata, e as grutas repletas de história na Reserva de Biosfera de Buenavista. E as riquezas naturais de Cuba não param por aí: devido ao seu clima ameno, com chuva abundante bem distribuída ao longo do ano, o país é considerado um dos mais importantes habitats naturais do Caribe em termos de tamanho, biodiversidade, conservação e número de espécies endêmicas. O território de planícies onduladas é intercalado por quatro cadeias montanhosas: a cordilheira Guaniguanico (que inclui a Sierra de los Organos e a Sierra del Rosario), a oeste; Guamuahaya (composta por Sierra de Trinidad e Sierra de Sancti Spiritús), ao centro; Sierra Maestra e Sagua-Baracoa, ambas ao leste.
Essas cadeias montanhosas estão todas interligadas, o que contribui ainda mais para a grande biodiversidade da ilha, que é o habitat de 4% das espécies terrestres do mundo, com 6.700 espécies da flora, 14.000 invertebrados e 650 vertebrados. É aqui que vivem o menor sapo (com apenas 12mm de comprimento) e o menor pássaro do mundo, o colibri-abelha. Há ainda grande diversidade de orquídeas raras em suas florestas, cactos pré-históricos no sudeste árido do país, áreas pantanosas com riquíssimos mangues e um dos maiores recifes de corais do mundo (3.400km de recifes espalhados por sua costa).
Sendo uma ilha em pleno caribe, o que não falta em Cuba são opções de esportes aquáticos. Tanto na superfície quanto debaixo d’água, seu mar calmo e cristalino possibilita momentos incríveis. Localizado na entrada do Golfo do México, o arquipélago tem o quente Mar do Caribe ao sul e o Oceano Atlântico ao norte, o que lhe garante riqueza biológica e uma incrível variedade de espécies marinhas. Peixes, crustáceos, corais, esponjas do mar, tartarugas, tubarões, raias e golfinhos são vistos em suas águas, encantando a todos. A imensa quantidade de recifes de corais ricos e bem preservados ao longo da costa cubana garante proteção contra as fortes correntes marinhas.
Os mergulhadores podem desfrutar de uma grande quantidade de grutas, túneis, falésias e naufrágios em magníficos locais ao longo da costa de Varadero ou de Jardines del Rey (ao norte), em Santiago de Cuba (ao sul) ou em Pinar del Río, na extremidade mais ocidental da ilha. Seja para mergulhadores profissionais ou para principiantes, os mais de 30 centros internacionais de mergulho, totalmente equipados, oferecem a possibilidade de mergulho com snorkel e mergulhos noturnos e diurnos de até 40 metros de profundidade. A ilha abre suas águas cristalinas e esbanja beleza, com uma visibilidade média entre 30 e 40 metros. A praia María la Gorda, em Pinar del Río, é famosa por suas estonteantes paredes de corais negros, com rica vida marinha. Ao longo da Playa Santa Lucía (em Camagüey) está o maior recife de Cuba e segundo maior do mundo. Em Santiago de Cuba há um navio de guerra espanhol naufragado que faz a festa dos mergulhadores, assim como outro navio, ao norte, chamado “El Neptuno de Varadero”.
Para quem prefere ficar na superfície, há também várias opções. Suas águas serenas, as paisagens exuberantes, o clima ameno e o apelo histórico faz de Cuba uma das mais encantadoras áreas para nevagação do Caribe. Para quem gosta de pesca, a corrente do Golfo, ao longo da costa norte, é excelente para pesca em alto mar. Veleiro, peixe-espada, atum e espadins são abundantes na região e pode-se reservara excursões de pesca em qualquer época do ano. O Torneio Internacional de Pesca de Merlins Ernest Hemingway ocorre todos os anos aqui, no mês de junho. Há também ótimas opções para pesca em água doce.
Por mais difícil que seja, vamos nos afastar um pouco das águas verdes do mar de Cuba e ver o que mais esse país incrível tem a nos oferecer. Montanhas exorbitantes, planícies férteis, pântanos exuberantes, florestas tropicais, grutas subterrâneas e um microclima alpino proporcionam opções de aventuras com caminhadas, equitação, montanhismo, espeleologia e tirolesa, dentre tantas outras formas de se descobrir as belezas do país. Há numerosas trilhas e guias experientes ao longo de Cuba, seja para uma aventura noturna, como a subida ao cume do Pico Torquino (o mais alto pico montanhoso do país) ou uma agradável tarde em contato com a natureza nas reservas ecológicas. Outra forma de se conhecer as paisagens é de bicicleta. Para uma aventura cênica, ir de Trinidad até a Playa Ancón para se refrescar em suas águas é um prato cheio. Em Pinar del Río, Vinñales Valley oferece pitorescas vistas dos campos de tabaco e montes de calcário. Para quem quer desafios, a auto-estrada ao lado dos rochedos de La Farola em direção a Baracoa oferece paisagens espetaculares do Oceano Atlântico e dos intervalos montanhosos da região.
Em Toa Ranch, próximo à Baracoa, você pode colher cacau, coco e café das plantações ou, se preferir, fazer uma excursão para visitar as usinas de açúcar no Valle de los Ingenios, fora de Trinidad. Se tem interesse em arqueologia, visite a Cueva Ambrosio (gruta) perto de Varadero, que tem pictogramas pré-colombianos e desenhos indígenas. Para ter uma vista deslumbrante da cidade de Santiago, suba os 454 degraus na Gran Piedra, uma pedra de 70 mil toneladas oscilando sobre a crista de Serra Bocanao. Se quiser uma experiência diferente em uma ilha, vá a Cayo Saetia, com 42km quadrados e conhecida por suas manadas que circulam livremente, incluindo animais nativos e importados, como antílopes, zebras, javalis e nandus. Para quem gosta de adrenalina, opções como canoagem a partir de Topes de Collantes, em Sancti Spíritus, tirolesa perto da aldeia Las Terrazas, em Pinar del Río e paraquedismo sobre as praias de Varadero e Guardalavaca. Por toda a ilha há ranchos disponíveis para oferecer visitas guiadas a cavalo, incluindo Ciego de Ávila e Cienfuegos. Em Camagüey, pode-se cavalgar passando por zebras, gado e coloridos papagaios na agitada fazenda de trabalho Finca La Belén. Cuba tem também dois pitorescos campos de golfe: o Varadero Golf Club e o Havana Golf Club.
Agora, passando dos atrativos naturais para os culturais, Cuba continua surpreendendo. São 265 museus, 120 galerias de arte, 70 teatros e 46 escolas de arte, além de centros culturais comunitários e clubes musicais presentes em praticamente todas as cidades. Havana, o coração artístico do país, tem dezenas de galerias de arte. Na Galleria Habana há exposições de arte contemporânea, enquanto que os novos artistas em ascensão expõem no Taller de Serigrafía René Portocarrero. Fora de Havana, outras galerias importantes incluem o Centro Raul Martinez Galleria de Arte Provincial, em Ciego de Ávila, e o Estúdio-Galeria Jover (do artista contemporâneo Joel Jover), na cidade de Camagüey.
Explore a coleção artística no Museo Nacional de Bellas Artes de Havana e veja a única múmia egípcia de Cuba no Museo Emilio Bacardí, em Santiago, um dos mais antigos de Cuba – fundado em 1899. E quer museu melhor que Trinidad, apelidada de “a cidade museu” do país? A cidade oferece o vislumbre de uma vila açucareira do século XIX, com suas ruas em calçada, os palácios coloniais e os vestígios dos moinhos de vento e das casas dos escravos – tudo muito bem conservado. Em Villa Clara há o Monumento Ernesto Che Guevara, que abriga um museu dedicado à vida e feitos de um dos mais famosos revolucionários do mundo.
O panorama teatral do país também é impressionante. Dentre os mais conhecidos estão o Gran Teatro de Havana (que tem apresentações da excepcional Ópera Nacional Cubana), o histórico Teatro Principal (em Camagüey) e o maravilhoso Teatro Tomás Terry, em Cienfuegos. O Teatro Fausto de Havana é famoso por seus espetáculos de comédia, e os teatros infantis Teatro Guinol, espalhados por várias cidades, garantem diversão em família com espetáculos de marionetes.
E a música e dança? Ah, os ritmos cubanos são famosos em todo o mundo. O Sábado com Rumba, organizado pelo Grupo Folclórico Nacional Cubano no pátio arborizado de seu estúdio de dança, em Havana, convida a todos para se entregarem ao ritmo e se divertirem, com uma breve introdução ao Rumba, interpretações de dançarinos e músicos profissionais e a possibilidade de se juntar a eles em algumas danças de rumba. Em Santiago há o Ballet Folklórico Cutumba, companhia de dança ambulante muito conhecida, fundada na década de 1960 e que faz espetáculos em todo o mundo, que se apresenta no Teatro Galaxia ou no Teatro Oriente. E, claro, há o Ballet Nacional Cubano, uma das melhores companhias de balé do mundo, que se apresenta no Gran Teatro de Havana.
Cada cidade de Cuba tem sua personalidade própria e é fascinante à seu modo. Da elegância franco-cubana de Cienfogos, passando pelo animado espírito caribenho de Santiago até à cultural e mundialmente conhecida capital, Havana. As cidades do país apresentam grande diversidade arquitetônica, com uma mistura eclética de estilo colonial, pré-barroco, neogótico, neoclássico, art nouveau, art decó, moderno e pós moderno. Velha Havana é classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, com mais de 900 edifícios de relevância histórica. Também classificados como Patrimônio Mundial são Trinidad e seu vizinho, Valle de los Ingenios; o Castelo de San Pedro del Morro, em Santiago, que é considerado o mais bem conservado complexo militar espanhol do século XVII; o Centro Histórico Urbano de Cienfogos; e o Centro Histórico de Camagüey.
Mas é a deliciosa mistura de história e música, cultura e aventura que torna a vida em Cuba tão mágica. Os conhecidos cabarés de Cuba retumbam todas as noites os sons de guaracha, mambo, son e outros ritmos cubanos animados. O famoso clube Tropicana dá coloridos espetáculos nas noites, e pode ser encontrado em Havana, Varadero ou Santiago de Cuba. Para ouvir os ritmos de changüí-son, a Casa de la Trova Victorino Rodríguez, em Baracoa, ou a Discoteca Ayala (um clube dentro de uma gruta), em Trindad, são as melhores opções. Em Santiago pode-se sentar na Casa de las Tradiciones, no quarteirão francês da cidade, onde grandes músicos cubanos aparecem de surpresa.
Muitos dos restaurantes de Cuba são um verdadeiro presente para os olhos pela sua localização em prédios históricos e, até mesmo, em grutas. Cada cidade tem seus bares de destaque, como o Parador de los Tres Reyes, em uma casa colonial conservada em Camagüey, o restaurante Gaviota, num antigo forte de Baracoa e o restaurante crioulo Rio Negro, em Villa Clara, acessível apenas de ferry boat.
Casa del Havano
As lojas de especialidades e os artesãos locais oferecem experiências únicas no país. Para os melhores charutos cubanos, vá a Pinar del Río, comprar diretamente na origem, a fábrica de charutos Francisco Donatien. Ou, então, escolha uma caixa de Partagás ou Montecristos autênticos em uma das muitas Casa del Havano, espelhadas por todo o país. O famoso rum de Cuba é encontrado em quase todas as cidades, e pode-se visitar a Fábrica de Rum Arrechabala, próxima à Varadero, para conhecer também um pouco da história da fabricação da bebida. Também famoso é o delicioso café da ilha, de primeira qualidade, que pode-se encontrar no entorno de Las Terrazas, em Pinar del Río, no sopé das montanhas Sierra Maestra, em Santiago de Cuba, e no Rancho Toa, perto de Baracoa, onde pode-se comprar um saco de grãos depois de aprender a colher o café do pé.
Em Havana, no Complexo Comercial do Hotel Havana Libre, em La Flora, no Centro de Artes e Artesanato e na luxuosa La Maison, pode-se encontrar peças de artesanato originais e vestuário (inclusive de estilistas). Trinidad, em Sancti Spíritus, é um paraíso das compras, com mercados ao ar livre cheios de cor espalhados por toda a cidade, como o Mercado de Arte e Artesanato. Para artefatos e lembrancinhas locais, procure o Fondo Cubano de Bienes Culturales, presente na maioria das grandes cidades do país.
Se aventure em Cuba, conheça suas belezas e se apaixone pelas possibilidades desse país!
Categoria: Novidades
Deixe uma resposta