A Espanha, um dos países de maior riqueza cultural da Europa, é também um dos mais vibrantes e coloridos. Os espanhóis miram o futuro mas preservam o respeito pelas tradições regionais – o que pode ser facilmente sentido na capital da Catalunha, Barcelona. Vanguardista nas artes, design, moda e culinária, a cidade ainda mantém suas tradições e festas populares.
As diversas regiões espanholas guardam riquezas culturais, opções de atividades, gastronomia e paisagens distintas, o que garante diversão para todos os gostos. Madri é o centro geográfico e uma das mais excitantes capitais europeias. Barcelona é encantadora e imperdível, assim como as obras únicas de Gaudí. A região de Castilla-Leon, no centro-norte, é a maior do país, apresentando belas cidades como Salamanca, que tem uma das mais antigas universidades da Europa, Burgos, com a famosa catedral em estilo gótico, e Valladolid, a capital da região, onde dizem que se fala o melhor espanhol castelhano. Ainda ao norte, temos as montanhas dos Pireneus, um bom local para trekking. A região de Andaluzia, onde estão Sevilha, Córdoba e Málaga, ao sul, é uma das mais visitadas. Entre os espanhóis, os principais pontos turísticos são as ilhas Baleares – Palma de Maiorca, Minorca e Ibiza. Muito popular também é a Galícia e sua capital, Santiago de Compostela, ao noroeste do país, onde peregrinos do mundo inteiro percorrem o Caminho de Santiago desde a Idade Média.
Pode-se visitar a Espanha o ano todo, mas algumas épocas têm suas peculiaridades. Agosto, por exemplo, é o mês das férias espanholas e, por isso, o litoral do país se enche. Em abril, na Páscoa, acontecem as mais importantes festas e as temperaturas são mais suportáveis, principalmente no sul. Em se falando de épocas, a primavera (de março a maio) é ideal para visitar as regiões de Castela, Andaluzia, a costa do Mediterrâneo e as Ilhas Baleares. O verão (entre junho e agosto) é melhor para visitar as regiões do norte como a costa cantábrica, Galiza e Santiago. O outono (de setembro a novembro) é a melhor época do ano para visitar o país inteiro: o clima é ótimo, com dias ensolarados e de céu azul. Durante o inverno (de dezembro a fevereiro) as cadeias de montanhas do norte e do sul abrem suas portas para quem quer praticar os esportes da estação.
E, é sempre bom lembrar, talvez o melhor de toda essa aventura seja, entre museus e castelos, palácios e catedrais, saborear os famosos tapas, com o melhor jamón serrano, um bom vinho e bem acompanhado!
Mais Espanha do que isto, só estando lá.
MAPA
FAÇA SEU ORÇAMENTO