Continuando nossa série “É DE GRAÇA”, hoje vamos falar de Amsterdã. A cidade não tem tantas atrações gratuitas como o foco de nossa última postagem, Londres, mas a capital inglesa é um caso à parte em termos de programação gratuita. Deixando as comparações de lado, a linda cidade holandesa tem ainda algumas opções de programas gratuitos para podermos economizar, que vocês podem conferir abaixo:
Passeio de barco
Além de diversos passeios turísticos pelos canais de Amsterdã (pagos), você pode dar uma passeada por seus rios e explorar mais a cidade sem pagar nada! Não é um passeio completo (são só alguns minutos), mas ainda tem charme. Atrás da Estação Central (Centraal Station) você pode pegar a balsa que cruza o lago IJ (het IJ – a pronúncia é “het ÉI”) da GVB, a empresa de transportes públicos da cidade. Essa balsa cruza o lago até a parte norte de Amsterdã, e desembarca ao lado do EYE Film Museum, no qual vale a pena dar uma passada para aproveitar a vista de sua varanda. Se quiser, também, pode pegar uma balsa qualquer e sair explorando a cidade – é só voltar ao ponto em que desembarcou e pegar a balsa de volta à Estação Central.
Biblioteca pública
A OPA (Openbare Bibliotheek Amsterdam), além de ter uma vista maravilhosa de seu último andar, é totalmente gratuita para entrar, ler, pesquisar, escrever ou descobrir seu interior, que é lindo.
E, falando em vistas, perto da biblioteca tem o Skylounge, do Hilton. Se você não pertubar, eles te deixam subir ao 11° andar para aproveitar a vista e tirar ótimas fotos!
Concertos gratuitos
Considerado um verdadeiro templo da música na Europa, o Concertgebouw oferece concertos abertos ao público – e gratuitos – às quartas-feiras, entre 12h30 e 13h entre os meses de setembro a junho. Os concertos variam entre ensaios da Orquestra Real a novos artistas da cena holandesa. É indicado conferir a programação antes de ir (
aqui).
No National Opera & Ballet também são oferecidos concertos gratuitos, todas as terças-feiras, de 12h30 a 13h, e a programação pode ser conferida
aqui.
Arte
Além dos vários museus repletos de obras de arte incríveis pagos que Amsterdã possui, há um lugarzinho escondido e gratuito no qual você pode apreciar uma pequena mas interessante amostra dos grandes mestres. A “De Schuttersgallerij” é uma galeria em via pública, presente do Amsterdam Historisch Museum. Bem fácil de chegar – é só andar pela movimentada Kalverstraat e chegar ao número 92.
Parques e locais de paz
Pertinho da galeria descrita acima está o Begijnhof, um oásis de paz escondido bem no centro de Amsterdã, para quem precisa de um momento de tranquilidade. Begijnhof é um pequeno pátio rodeado por casas dos séculos 17 e 18, originalmente contruídas para mulheres solteiras católicas. O pátio é acessível por um portão no fim de uma movimentada rua comercial, a Gedempte Begijnesloot. É nesse pátio, também, que fica a mais antiga casa da cidade, construída em 1475.
Outra opção para descansar um pouco, ler um livro, fazer um piquenique ou simplesmente sentar e ver o movimento são os diversos parques da cidade, todos lindos – e gratuitos! O Oosterpark, parque grande e belíssimo e o Sarphatipark, menor mas muito agradável (e com a vantagem de ficar no bairro De Pijp, boêmio, cheio de bares e cafés deliciosos). Um que faz sucesso com as crianças mas é um pouco mais longe é o Amstelpark, e o mais famoso deles, localizado próximo da Praça dos Museus, é o Vondelpark. Com uma área de 47 hectares, lagos, trilhas, playground para as crianças, teatro e café ao ar livre, o que não faltam são opções para curtir esse parque!
Tour com guia gratuito
Existentes em outras cidades européias, o “NewEurope” conta com guias turísticos muito bem preparados e “voluntários”. Claro, é esperado uma gorjeta ao fim do tour, mas fica à critério do turista decidir quanto quer dar ou quanto acha que o passeio valeu. Para participar de um deles é só chegar ao local combinado uns 15 minutos antes ou, então, agendar diretamente com eles antes. Para mais informações, vejam o
site deles.
Dicas retiradas de:
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/03/confira-programas-gratuitos-para-fazer-em-amsterda.html
Tags:Amsterdã, Amsterdam, é de graça, programa gratuito
Categoria: Novidades
Deixe uma resposta