Arte
– 8 de março a 7 de junho: Bjork, Nova York
Cantora, compositora, instrumentista e uma das artistas mais inventivas da música contemporânea, a islandesa Björk é tema de grande retrospectiva no MoMA. Com áudios, filmes, instrumentos, figurinos e objetos pessoais, a exposição passeia por 20 anos de projetos da artista.
moma.org
Um programa que festeja os 100 anos da coleção de arte asiática do museu, uma das melhores do mundo, se divide em 17 exposições que dão um zoom sobre Japão, China, Índia e Coréia.
metmuseum.org
– 12 a 15 de maio: Frieze, Nova York
As maiores e melhores galerias do mundo escolhem a Frieze Art Fair New York para mostrar os trabalhos de seus principais artistas. Uma das marcas da feira é a oferta de uma programação variada com projetos inéditos, debates e programas educativos.
friezenewyork.com
– 14 de setembro a 6 de janeiro de 2016: Picasso’s Sculpture, Nova York
A primeira exposição da obra em três dimensões do mestre espanhol realizada num museu dos EUA nos últimos 50 anos. São mais de 100 esculturas, além de fotografias e obras em papel.
moma.org
– 3 a 6 de dezembro: Art Basel Miami Beach, Miami
Extensão da versão suíça, a Art Basel Miami configurou-se como a feira de arte mais importante dos EUA, levando à cidade galerias de todo o mundo e uma rica programação cultural.
artbasel.com
Brasil
– 3 de março a 8 de junho: Picasso e a modernidade espanhola, São Paulo
90 obras de Picasso estarão expostas para evidenciar a influência do artista na moderna arte espanhola. A exposição faz referência ao percurso de Picasso como artista e como mito.
culturabancodobrasil.com.br
– 20 de maio em diante: Miró, São Paulo
A megaexposição contará com cerca de 100 obras do artista espanhol Joan Miró. Pinturas, gravuras e esculturas estarão expostas no Instituto Tomie Ohtake, na maior mostra já dedicada ao artista no Brasil.
institutotomieohtake.org.br
– 9 a 13 de setembro: ArtRIO, Rio de Janeiro
A quinta edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro apresenta 110 galerias, de 13 países, juntando num mesmo espaço obras de grandes mestres e de novos artistas.
artrio.art.br
Inglaterra
– 14 de março a 19 de julho: Alexander McQueen – Savage Beauty, Londres
Primeira e maior retrospectiva do genial estilista britânico Alexander McQueen na Europa, a mostra parte de seu desfile de graduação, em 1992, e vai até suas últimas criações que foram às passarelas em um desfile póstumo, em 2010.
vam.ac.uk
– 15 a 18 de outubro: Frieze, Londres
Principal feira de arte contemporânea da Inglaterra e uma das mais importantes do mundo, a Frieze Art Fair London ocupa, por três dias, uma estrutura temporária no belo Regent’s Park. Lá, é possível apreciar e comprar cerca de mil obras de artistas de todo o mundo. Um dos destaques da feira é o já famoso programa de palestras ministradas por influentes artistas.
friezelondon.com
França
– 25 de março a 13 de julho: Velazquéz, Paris
Um panorama completo da obra de Diego Velázquez, desde os seus primórdios em Sevilha até os últimos anos. É um dos maiores eventos do ano.
grandpalais.fr
– 29 de abril a 3 de agosto: Le Corbusier – Medidas do homem, Paris
Com essa retrospectiva, o Centre Pompidou convida o público a olhar a obra dessa grande figura da modernidade através da noção de proporção humana, de “medidas do homem” como princípio universal definindo todas as dimensões da arquitetura.
centrepompidou.fr
Espanha
– 27 de fevereiro a 11 de junho: Niki di Saint Phalle, Bilbao
Depois da temporada no Grand Palais, a retrospectiva da artista pop francesa Niki di Saint Phalle chega à Espanha, onde foi fortemente influenciada por Gaudí. A mostra abrange seis décadas de carreira de Saint Phalle, com cerca de 200 obras entre autorretratos, pinturas, esculturas e filmes experimentais.
guggenheim-bilbao.es
Itália
– 9 de maio a 22 de novembro: Bienal de Veneza, Veneza
A 56ª edição da Bienal de Veneza vem com várias novidades. Entre elas, a proposta de que barreiras convencionais sejam quebradas, com público, artistas e obras interagindo como personagens centrais do evento.
labiennale.org
Argentina
– 4 a 7 de junho: arteBA, Buenos Aires
Dos eventos de arte mais relevantes no continente, a arteBA mantém nesta edição o foco no trabalho dos artistas latino-americanos contemporâneos.
arteba.org
Suíça
– 18 a 21 de junho: Art Basel, Basileia
Tudo teve início em 1970, quando os galeristas suíços maquinaram uma ideia visionária para a Basileia. Mais de 40 anos depois, o resultado é uma das feiras de arte contemporânea mais badaladas do mundo, que serve de vitrine para artistas e galeristas de todos os cantos do planeta.
artbasel.com/en/Basel
Turquia
– 5 de setembro a 1° de novembro: Bienal de Istambul, Istambul
O maior evento das artes visuais na Turquia chega a sua 14ª edição apostando no cruzamento cultural entre Europa, Ásia e Oriente Médio. Além de artistas consagrados desses continentes, o evento reserva espaço também para os trabalhos experimentais.
bienal.iksv.org
Música clássica
Alemanha
– 12 a 21 de junho: Leipzig Bach Festival, Leipzig
As grandes obras de Johann Sebastian Bach em abordagens mais clássicas, com órgãos e sinfonia.
www.bach-leipzig.de
– 25 de julho a 28 de agosto: Bayreuther Festival, Bayreuth
Foi o próprio Richard Wagner quem concebeu o festival, em 1876, e até hoje ele é a grande estrela da programação.
www.bayreuther-festspiele.de
Áustria
– 14 de maio a 21 de junho: The Vienna Festival, Viena
A edição deste ano apresenta 39 produções com participantes de 20 países. Muitos artistas são convidados pela primeira vez.
www.festwochen.at
– 18 de julho a 30 de agosto: Salzburg Festival, Salzburg
O festival que faz brilhar ainda mais o verão austríaco. Nesta edição, o Salzburg Festival também reserva uma programação especial para crianças e adolescentes.
www.salzburgerfestspiele.at/summer
Escócia
– 7 a 31 de agosto: Edinburgh International Festival, Edinburgo
As óperas são os maiores atrativos do Edinburgh International Festival. Mas a sensação de 2015 será a apresentação de Antígona pela atriz Juliette Binoche.
www.eif.co.uk
Holanda
– 14 a 23 de agosto: Grachten Festival, Amsterdam
São esperados mais de 60 mil visitantes para a 18ª edição do festival que movimenta e espalha música por vários locais de Amsterdam.
www.grachtenfestival.nl
Inglaterra
– 17 de julho a 12 de setembro: BBC Proms, Londres
O mais famoso festival de música clássica da Inglaterra, o BBC Proms conquista visibilidade mundial ao unir músicos eruditos a grandes nomes da música pop.
www.bbc.co.uk/proms
Itália
– 19 de junho a 25 de agosto: Verona Arena Opera Festival, Verona
Com mais de 100 anos de tradição, o festival chega a 2015 cheio de novidades, com programação dedicada às grandes óperas de todos os tempos.
www.arena.it
– 24 de julho a 27 de agosto: Puccini Festival, Torre del Lago
Focado na obra do compositor italiano Giacomo Puccini, o festival confirmou grandes peças do compositor na sua próxima edição. Execuções de Tosca e Turando estão confirmadas.
www.puccinifestival.it
República Tcheca
– 12 de maio a 3 de junho: Prague Spring International Music Festival, Praga
Festival que alinha expoentes da música erudita mundial. Em 2015, o programa de música orquestral está especialmente interessante, com 18 atrações.
www.festival.cz/en
Suíça
– 14 de agosto a 13 de setembro: Lucerne Festival, Lucerna
A cidade italiana de Lucerna se transforma totalmente durante o festival que é um dos mais prestigiados do planeta.
www.lucernefestival.ch
Pop, rock e indie
Alemanha
48h de música sem parar. É o que promete a próxima edição do festival que reunirá, no Arena Park, atrações de vários estilos – do rock ao pop, do indie ao eletrônico.
www.berlinfestival.de
Espanha
– 16 a 19 de julho: Festival Internacional de Benicàssim, Valência
Mais que um festival de música, o Benicàssim é uma grande reunião das artes. Música, cinema, teatro, artes plásticas, moda, além de diversos cursos fazem parte da programação.
fiberfib.com
EUA
– 11 a 14 de junho: Bonnaroo, Tennesse
Com 12 palcos e diversos estilos musicais, o festival Bonnaroo promete agitar Manchester, no Tennesse, com mais de 120 atrações musicais e de teatro em quatro dias.
www.bonnaroo.com
– 5 a 7 de junho: Governor’s Ball – NYC, Nova York
Este ano, o line up do evento é um dos mais aguardados entre os festivais norte-americanos. Estão confirmadas atrações como a cantora islandesa Björk, a banda The Black Keys e a estrela pop Lana Del Rey.
governorsballmusicfestival.com
– 31 de julho a 2 de agosto: Lollapalooza, Chicago
Pearl Jam, Rihanna e Foo Fighters são apenas alguns dos nomes já confirmados para a edição 2015. Mas pode esperar muito mais – são mais de 50 atrações no line up deste ano.
www.lollapalooza.com
Hungria
– 10 a 17 de agosto: Sziget, Budapeste
Budapeste aguarda mais de 40 mil pessoas para acompanhar a edição desse ano do festival. Na programação, nomes como Queens Of The Stone Age, Placebo e Lily Allen.
www.szigetfestival.com
Islândia
– 4 a 8 de novembro: Iceland Airwaves, Reykjavík
Charmoso e excêntrico, o Iceland Airwaves acontece em bares, casas de shows e boates simultaneamente. Reykjavík é tomada pela música, com atrações locais e internacionais.
www.icelandairwaves.is
Inglaterra
– 25 a 27 de junho: British Summer Time, Londres
Grandes nomes da música britânica e internacional celebram a música pop e o rock no incrível Hyde Park, no coração da cidade. Este ano, os destaques são The Who, Taylor Swift e Kaiser Chiefs.
www.bst-hydepark.com
– 21 a 24 de agosto: V Festival, Londres
O festival acontece desde 1996, reunindo nomes do folk, pop e rock no Hylands Park e no Weston Park, nos arredores de Londres.
www.vfestival.com
Jazz
Suíça
– 3 a 18 de julho: Montreux Jazz Festival, Montreux
O grande foco do festival ainda é o jazz, mas o Montreux Jazz Festival cresceu e recebe também nomes do pop e do blues. A noite brasileira, como de costume, é das mais concorridas.
www.montreuxjazz.com
Eletrônica
Espanha
– 18 a 20 de junho: Sónar, Barcelona
Sempre quebrando recordes de público, o seminal Sónar Barcelona reserva para 2015 sua programação mais impressionante.
www.sonar.es
Holanda
– 17 a 20 de outubro: Amsterdam Dance Event (ADE), Amsterdam
Nada menos que 80 locais de Amsterdam são reservados para as apresentações do ADE. Esse ano serão quase 300 atrações já confirmadas.
www.amsterdam-dance-event.nl/live
Inglaterra
– 17 a 18 de junho: Love Box, Londres
Criado em 2002 pelos DJ’s Groove Armada, o Lovebox já se tornou referência para a música britânica. O festival acontece em dois dias, no Victoria Park.
loveboxfestival.com
– 28 a 30 de agosto: Creamfield, Liverpool
O forte do festival são as apresentações dos nomes da vanguarda da música eletrônica. Quase todas as novidades dos top dj’s do mundo são apresentadas no Creamfield.
creamfields.com
Categoria: Novidades
© Persona Viagens 2014. Desenvolvido por Digital Pixel.
Deixe uma resposta